Publicidade
Publicidade
GUIA DO USUÁRIO
Psicrômetro + Termômetro IV para Serviço Pesado
Modelo HD500
Introdução
Parabéns por sua compra do Psicrômetro HD500 Extech. Esse medidor portátil mede e exibe a
Temperatura do Ar, Umidade Relativa, Ponto de Orvalho, Bulbo Úmido e também a Temperatura de Superfícies usando o termômetro IV embutido. Esse medidor é fornecido totalmente testado e calibrado e, com o uso adequado, irá proporcionar anos de serviço confiável.
Funcionalidades
Display LCD digital triplo.
Resposta rápida, todos os dados são calculados quatro vezes por segundo.
Conexão de entrada padrão para Termopar tipo K (NiCr-NiAl) adequado para qualquer estilo de sonda tipo K.
Termômetro infravermelho para medir a temperatura da superfície.
Apontador laser vermelho incluído.
LCD com luz de fundo
Seleção de faixa automática (auto-range)
Interface USB
Indicação de Bateria fraca.
Desligamento Automático.
Segurança
Tenha muito cuidado quando o feixe do apontador laser está ligado
Não aponte o feixe na direção dos olhos nem deixe o feixe atingir os olhos a partir de uma superfície reflexiva
Não use o laser perto de gases explosivos ou em outras áreas potencialmente explosivas
2 HD500-pt-BR_v3.4 4/15
Descrição do Medidor
1. Sensor de Umidade e Temperatura do Ar
2. Conector de entrada de Termopar tipo K
3. Feixe de apontador laser
4. Sensor de temperatura por IV
7. Botão HOLD (reter) do display superior
8. Botão de Temp./Bulbo Úmido/Ponto de Orvalho do display superior
9. Botão de Registro Max/Min no display superior
10. Botão de medição IV
11. Botão de unidades °F/°C
12. Botão HOLD (reter) do display inferior
13. Botão de registro de Max/Min do display inferior
14. Botão de luz de fundo
15. Botão de alimentação
NOTA: Compartimento da Bateria, Suporte com Inclinação e Montagem para Tripé localizados na traseira do medidor
Descrição do Display
1. Ícone de bateria fraca
2. Ícone de comunicação a um PC
3. Ícones de função do display superior
4. Display superior
5. Apontador laser
6. Ícones de funções do display inferior
7. Display Inferior
8. Ícones de função do display inferior
3 HD500-pt-BR_v3.4 4/15
Operação
Medições Básicas
1. Pressione o botão para ligar a energia.
2. O display superior irá indicar a Temperatura do Ar, Temperatura de Bulbo Úmido ou Temp. do
Ponto de Orvalho, e % de Umidade Relativa.
Pressione o botão WB/DP para alternar entre Ar, WB ou DP.
3. O display inferior irá indicar a temperatura tipo K ou a Temperatura IV.
Pressione e segure o botão IRT para selecionar o Termômetro IV.
A função TYPE-K irá mostrar "-------" se não estiver inserida uma sonda de tipo k no medidor.
4. Pressione o botão °C/°F para alterar as unidades de temperatura de °C ou °F.
Medições de Temperatura de Superfície IV Sem Contato
O sensor de IV embutido pode medir remotamente a temperatura da maioria das superfícies. O apontador laser permite o usuário apontar com precisão quando efetuar medições sem contato.
1. Ligue o medidor usando o botão .
2. O sensor de IV e o apontador laser está localizado na parte superior do medidor.
3. Aponte o sensor para a superfície a ser medida.
4. Pressione e segure o botão IRT para iniciar a medição de temperatura da superfície de um alvo desejado. TEMP IR e aparecem no display. O apontador laser se liga para ajudar a apontar o medidor.
5. A temperatura de superfície IV medida aparece no display inferior.
6. Quando o botão IRT é liberado, o apontador laser é desligado e a leitura fica congelada (retenção de dados) no display por cerca de 7 segundos.
7. Após a espera de 7 segundos o medidor volta ao modo de tipo k.
ADVERTÊNCIA: Não olhe diretamente ou dirija o apontador laser para os olhos. Os lasers visíveis de baixa energia geralmente não apresentam perigo, mas podem apresentar perigo potencial se alguém olhar diretamente para ele por um longo período de tempo.
Retenção de Dados
1. Aperte os botões HOLD (um para exibição superior e um exibição inferior) para congelar o valor exibido para o respectivo display. Pressione novamente para desbloquear o display.
2. O ícone HOLD aparecerá no display quando o modo Data Hold (retenção de dados) está ativo.
4 HD500-pt-BR_v3.4 4/15
Modo de Registro de MIN-MAX
1. Pressione o botão MAX/MIN (um para exibição superior e um para exibição inferior) para inciar o registro da leitura Máxima e Mínima. O ícone REC MAX aparecerá e somente o valor máximo medido aparecerá no display. O display será atualizado somente se for medido um valor mais alto que o valor exibido atualmente.
2. Aperte o botão MAX MIN novamente para exibir os valores mínimos. O ícone REC MIN irá aparecer e somente o valor mínimo registrado aparecerá no display.
3. Pressione o botão MAX/MIN novamente para exibir os valores medidos no momento. O ícone
REC aparecerá no display e os valores Max e Min serão armazenados na memória.
4. Pressione e segure o botão MAX/MIN por >2 segundos para sair do modo.
Luz de fundo
Pressione o botão da luz de fundo para ligar ou desligar a luz de fundo.
Nota: o uso contínuo do recurso de luz de fundo reduz a vida útil da bateria.
Desligamento Automático.
O medidor se desliga automaticamente após 15 minutos de operação se nenhum botão for pressionado durante este período. O desligamento automático pode ser desativado por:
1. Segure o botão IRT e em seguida pressione o botão para ligar a energia. Quando "disAPO" aparece no display, solte o botão IRT e o APO fica desativado.
Bateria fraca
Quando a bateria atinge a tensão mínima de operação o ícone da bateria aparece no display.
Substitua a bateria de 9 V quando isso acontecer.
Substituição da Bateria
Quando o ícone da bateria aparece no LCD, a bateria de 9 V tem de ser trocada.
1. O compartimento da bateria está localizado na parte traseira do medidor.
2. Pressione para dentro e para baixo a seta localizada acima da dobradiça do suporte de inclinação.
3. Substitua a bateria de 9 V
4. Recoloque a tampa da bateria.
Nunca descarte as baterias usadas ou recarregáveis junto com o lixo doméstico.
Como consumidores, os usuários são legalmente obrigados a entregar as baterias usadas para locais de coleta apropriados, a loja de varejo onde as baterias foram compradas ou outros locais onde são vendidas baterias.
Descarte: Não descarte esse instrumento junto com o lixo doméstico. O usuário é obrigado a entregar os dispositivos em final de vida em um ponto de coleta designado para a eliminação de equipamentos elétricos e eletrônicos.
Outros Lembretes de Segurança da Bateria o Nunca jogue as baterias no fogo. As baterias podem explodir ou vazar.
Nunca misture vários tipos de baterias. Sempre instale novas baterias do mesmo tipo.
Interface USB e Software
O HD500 é equipado com uma tomada de comunicação na lateral superior esquerda. O cabo de comunicações fornecido conecta a essa tomada e a uma porta USB de um PC. O software fornecido permite ao usuário visualizar e salvar as leituras para um PC. Instruções de utilização e características estão detalhadas no utilitário de ajuda do software fornecido.
5 HD500-pt-BR_v3.4 4/15
Considerações sobre medição por infravermelho
Ao realizar medições IV o medidor compensa automaticamente as mudanças de temperatura ambiente. Note que poderá demorar até 30 minutos para ajustar-se a mudanças ambientais extremamente amplas.
As medições de temperaturas baixas rapidamente seguidas de medições de temperaturas altas podem demorar vários minutos para estabilizar como um resultado do processo de arrefecimento do sensor IV.
Se a superfície do objeto sob teste estiver coberta com gelo, óleo, sujeira, etc., limpe antes de fazer as medições.
Se a superfície de um objeto for demasiado reflexiva, aplique fita adesiva opaca ou tinta preta na superfície a ser medida.
Vapor, poeira, fumaça, etc, podem obstruir as medições.
Para achar um ponto de calor, apontar o medidor fora da área de interesse, depois escanear em volta (em movimento para cima e para baixo) até o ponto de calor ser localizado.
Medições de IV não podem ser feitas através de um vidro.
Teoria de IV
Termómetros IV (IR) medem a temperatura da superfície de um objeto. A energia do sensor ótico do medidor emitida, refletida, e transmitida que é coletada e focada no detector do medidor. Os circuitos do medidor traduzem essa informação em uma leitura LCD.
Campo de visão IV
Garanta que o alvo pretendido é maior que o tamanho do ponto. À medida que a distância de um objeto aumenta, o tamanho do ponto da área medida pelo medidor fica maior. A razão de distância ao alvo é 30:1, significando que se o medidor está a 76 cm (30 polegadas) do alvo, o diâmetro
(ponto) do objeto sob teste deverá ter no mínimo 2,5 cm (1 polegada). Consulte abaixo o diagrama do ponto para distância.
Emissividade
A maioria dos materiais orgânicos e as superfícies pintadas ou oxidadas possuem um fator de emissividade de 0,95. Leituras imprecisas resultarão ao medir superfícies brilhantes ou polidas.
Para compensar, cubra a superfície sob teste com fita adesiva ou tinta preta fosca. Dê algum tempo para a fita atingir a mesma temperatura que o material por baixo dela e em seguida, meça a temperatura da fita ou da superfície pintada.
6 HD500-pt-BR_v3.4 4/15
Tabela de Emissividade Térmica para Materiais Comuns
Material Emissividade Emissividade
Asfalto 0,90 a 0,98 Pano (preto) 0,98
Concreto 0,94
Cimento 0,96 Couro 0,75 a 0,80
Areia 0,90 Carvão
Terra 0,92 a 0,96 Laca 0,80 a 0,95
Água 0,67 Laca 0,97
Gelo 0,96 a 0,98 Borracha (preta) 0,94
Neve
Vidro
Cerâmica
Mármore
0,83
0,85 a 1,00
0,90 a 0,94
0,94
Plástico
Madeira
Papel
Óxidos de crómio
0,85 a 0,95
0,90
0,70 a 0,94
0,81
Reboco
Argamassa
Tijolo
0,80 a 0,90
0,89 a 0,91
0,93 a 0,96
Óxidos de cobre
Óxidos de ferro
Matérias têxteis
0,78
0,78 a 0,82
0,90
Epecificações
Especificações Gerais
Display
Retenção de dados (Data Hold)
Taxa de amostragem
Sensores
Razão da Distância ao Ponto IV
Resposta espectral de IV
Display LCD Duplo multi-função com 9999 contagens
Congela a leitura exibida
1 leitura por segundo
Umidade Relativa: Capacitância, Temp. do Ar: Termistor
30:1
6 a 14 µm
Emissividade IV
MIN-MAX
0,95 fixa
Registrar e Rechamar as leituras mais baixas e mais altas
Desligamento Automático (Auto Power OFF) Desliga automaticamente após 15 minutos (pode ser desativado)
Interface com PC Comunicação USB PC com o software fornecido e cabo para aquisição de dados
Indicação de Sobrefaixa
Indicação de bateria fraca
Fonte de alimentação
Condições de operação
Dimensões / Peso
Peso
Aparecem traços no LCD
O símbolo da bateria aparece no LCD
Bateria de 9 V
Medidor: 0 a 50 o
355 g (12,5 oz.)
C (32 a 122 o F); 80 % RH (UR) max.
Instrumento principal: 257 x 76 x 53 mm (10,1 x 3,0 x 2")
7 HD500-pt-BR_v3.4 4/15
Especificações de Faixa
Temp
(tipo-K)
Temp. IV
Temp. do Ar
%RH (UR)
Bulbo Úmido
Ponto de orvalho
(Dew Point)
-148 °F a -20 °F
-20 °F a 2501 °F
-100 °C a -30 °C
-30 °C a 1372 °C
-58 a -4 °F
-50 a -20 °C
-4 a 932 °F
-20 a 500 °C
-4 a 140 °F
-20 a 60 °C
10 % a 90 %
<10 % e >90 %
-6,88 a 140 °F
-21,6 a 60 °C
-90,4 a 140 °F
-68 a 60 °C
1°≥1000
0,1°<1000
0,1 °F/°C
0,1 °F/°C
0,1 °F / °C
0,1 % RH
0,1 % RH
0,1 °F/°C
0,1 °F/°C
(3,0 % da leitura + 4 °F)
(3,0 % da leitura + 2 °F)
(3,0 % da leitura + 2 °C)
(3,0 % da leitura + 1 °C)
±9,0 °F / 5,0 °C
± 2 % da leitura ou ±4 °F/2
°C
±(2 % da leitura + 2 °F/1
°C)
±2 % RH (UR)
±3 % RH (UR) calculado calculado
Direitos autorais © 2013‐2015 FLIR Systems, Inc.
Todos os direitos reservados, incluindo o direito de reprodução no todo ou em parte sob qualquer forma
Com Certificação ISO‐9001
www.extech.com
8 HD500-pt-BR_v3.4 4/15

Link público atualizado
O link público para o seu chat foi atualizado.
Publicidade