USO DO FRIGO-CONGELADOR. Groupe Brandt COMBI2756, COMBI2856, COMBI3156, COMBI3056

Adicionar a Meus manuais
7 Páginas

Propaganda

USO DO FRIGO-CONGELADOR. Groupe Brandt COMBI2756, COMBI2856, COMBI3156, COMBI3056 | Manualzz

P

USO DO FRIGO-CONGELADOR

O aparelho é constituído por 2 ou 3 compartimentos: um superior para a refrigeração e um inferior para a congelação e conservação a longo termo; alguns modelos têm também um compartimento para legumes, frutas e garrafas na posição intermédia A temperatura no inferior dos compartimentos do aparelho é regulada por um único termostato “A” colocado no compartimento frigorífico. A temperatura aumenta (menos frio) rodando o botão do termostato no sentido da posição 1; diminui (mais frio) rodando no sentido da posição 7. Há ainda uma posição no botão, identificada por um ponto, na qual se obtem a paragem completa do compressor.

Quando o termostato é posicionado nas posições mais frias, com temperatura ambiente elevada, o frigorífico muito cheio e com frequentes aberturas da porte, pode suceder que o compressor funcione continuamente. Neste caso formar-se-á muito gelo sobre o evaporador do frigorífico. Dever-se-á então retirar manualmente o gelo depois de ter colocado o termostato na posição de stop. Depois da descongelação, colocar o termostato numa posição menos fria.

Nota

Quando pela primeira vez se põe o aparelho em funcionamento ou em cada sucessivo arranque, depois do aparelho não ter funcionado por um longo período de tempo, deixar passar 4 ou 5 horas antes de carregar o congelador com alimentos, permitindo desta forma um suficiente abaixamento da temperatura. Evitar longos períodos com a porta aberta para que não se verifiquem perdas de energia e sucessivas formações de gelo.

DESCONGELAÇÃO DO

FRIGORÍFICO

É feita automaticamente e a água que se forma é recolhida num recipiente existente na parede posterior do aparelho, evaporando por efeito do calor transmitido pelo compressor.

DESCONGELAÇÃO DO

CONGELADOR

2.

3.

4.

Após um longo período de uso, formar-se-á nas paredes internas uma camada de gelo que, se atingir uma espessura superior a 5/6 mm, constituirá uma camada isolante suficiente para reduzir a eficiência do aparelho. Neste caso, será necessário proceder à descongelação do aparelho, seguindo as seguintes normas;

1.

Na véspera de efectuar a descongelação, colocar o botão do termostato na posição mais fria, para que os alimentos atinjam a temperatura mais baixa possível.

Desligar a ficha de tomada de corrente.

Colocar os alimentos em lugar fresco embrulhados em panos.

Deixar aberta a porta do congelador até que o gelo comece a descongelar.

Os modelos tipo X e Y estão dotados dum tubo próprio para a evacuação da água existente no rodapé “Q” . Neste caso prosseguir como segue ( fig. 2 );

5.

Retirar o rodapé.

6.

Colocar na posição “d” o tubo extensível que se encontra no interior do rodapé.

7.

Retirar a rolha “c” usando uma moeda.

Retirar os resíduos de gelo com o raspador apropriado. Nunca usar objectos pontiagudos que poderiam danificar o sistema refrigerante. No final da descongelação, voltar a colocar na posi-

ção inicial o tubo extensível, a rolha e o rodapé. Efectuada a descongelação, após ter lavado e enxugado o interior da cuba, voltar a ligar a ficha a tomada de corrente. Colocar novamente os alimentos que se tinham retirado e procurar não abrir a porta durante cerca de 24 horas. Decorridas as 24 horas colocar o termostato na sue posição intermédia. A descongelação deve ser efectuada o mais rapidamente possível para que os alimentos já congelados não sofram danos.

c d e

CONGELAÇÃO DOS ALIMENTOS

2

Para obter os melhores resultados no decurso da congelação, seguir com atenção estas instrucções:

1.

2.

3.

4.

5.

6.

A quantidade de alimentos a congelar num dia nunca deve superar o valor indicado na chapa das características. Esta está colocada no compartimento frigorífico ficando visível quando retirada a gaveta das verduras.

Utilizar unicamente produtos de boa qualidade; a congelação conserva a qualidade, mas não a pode melhorar.

Limpar com atenção todos os alimentos e metê-los em contenitores apropriados para a congelação.

Reduzir as dimensões de cada pacote ao mínimo e recordar que os pacotes quadrados utilizem mais eficazmente o espaço disponível na cuba do congelador.

Congelar cede pacote o mais rapidamente possível.

Para congelar a quantidade máxima prevista, retirar uma gaveta do compartimento de congelação e colocar os alimentos para congelar directamente sobre e placa refrigerante.

Pag 16

Propaganda

Manuais relacionados