Como começar. MSI GE72 APACHE (7th Gen) (GEFORCE® GTX 1050), MS-16J9, GP72MX Leopard (Pro), MS-1799, GE62VR APACHE PRO (GEFORCE® GTX 1060), GF62 7RE(GeForce® GTX 1050 Ti), MS-179B, GE72 APACHE PRO (7th Gen) (GEFORCE® GTX 1050Ti), GE72VR APACHE PRO (7th Gen) (GEFORCE® GTX 1060), MS-16JB

Adicionar a Meus manuais
62 Páginas

Propaganda

Como começar. MSI GE72 APACHE (7th Gen) (GEFORCE® GTX 1050), MS-16J9, GP72MX Leopard (Pro), MS-1799, GE62VR APACHE PRO (GEFORCE® GTX 1060), GF62 7RE(GeForce® GTX 1050 Ti), MS-179B, GE72 APACHE PRO (7th Gen) (GEFORCE® GTX 1050Ti), GE72VR APACHE PRO (7th Gen) (GEFORCE® GTX 1060), MS-16JB | Manualzz

Como começar

Manual do utilizador

PORTÁTIL

Como começar

Começar a utilizar o portátil

Para novos utilizadores deste portátil, sugerimos que acompanhe as imagens em baixo, para começar a utilizar o portátil. Tenha em atenção que as imagens aqui exibidas servem apenas como referência.

3-2 3-3

3-2

Manual do utilizador

Como utilizar o portátil confortavelmente

Se não tem experiência na utilização de computadores portáteis, leia as instruções seguintes para garantir a sua própria segurança e um maior conforto durante a utilização do mesmo.

▶ É essencial uma boa iluminação na área de trabalho.

▶ Escolha uma cadeira e secretária com boa ergonomia e ajuste aaltura de acordo com a sua postura.

▶ Ajuste o encosto para apoiar confortavelmente a parte inferior das suas costas, quando está sentado.

▶ Coloque os pés bem assentes no chão com os joelhos dobrados a 90 graus.

▶ Ajuste o ângulo/a posição do ecrã LCD para uma visualização optimizada.

▶ Alongue e relaxe o seu corpo regularmente. Faça sempre um intervalo após um período de tempo a trabalhar.

90-120

15-20

38-76 cm

3-3

Como começar

Como gerir a fonte de alimentação

Esta secção fornece precauções de segurança básicas para os utilizadores terem em atenção quando utilizarem um transformador CA/CC e a energia da bateria.

Transformador CA/CC

Certifique-se que o portátil está ligado a uma fonte de alimentação CA através de um transformador CA antes de ligar pela primeira vez. Se o portátil encerrar automaticamente devido a bateria fraca, poderá causar uma falha no sistema. Abaixo encontra algumas sugestões do que deve e não deve fazer a um transformador CA/CC.

▶ O que deve fazer

• Utilize apenas o transformador que foi enviado com o portátil.

• Tenha sempre em atenção o calor produzido pelo transformador CA/CC enquanto este está a ser utilizado.

• Desligue o cabo CA antes de desmontar o portátil.

▶ O que não deve fazer

• Cobrir um transformador a ser utilizado, pois pode gerar calor.

• Ligue o cabo CA depois de desligar o sistema quando o portátil não é utilizado durante um longo período de tempo.

Bateria

Quando adquire um novo portátil ou uma nova bateria para portátil, é importante que saiba como carregar e cuidar a bateria de modo a obter o máximo por muito mais tempo.

Tenha em atenção que a bateria poderá não ser substituída pelos utilizadores.

▶ Linhas de orientação de segurança

• Este portátil está equipado com uma bateria não-removível, siga as normas locais quando descartar o portátil.

• Mantenha sempre o portátil afastado de humidade excessiva e temperaturas extremas.

• Desligue sempre o cabo CA antes de instalar qualquer módulo no portátil.

3-4 3-5

3-4

Manual do utilizador

▶ Tipo de bateria

• Este portátil pode ser equipado com uma bateria de iões de lítio de alta capacidade ou polímero de lítio, dependendo do modelo que possui.

• A bateria recarregável é uma fonte de alimentação interna do portátil.

▶ Comportamento enquanto carrega a bateria

Para prolongar a vida útil da bateria e evitar perdas repentinas de alimentação, siga as sugestões em baixo:

• Coloque o sistema no modo de suspensão caso não pretenda utilizá-lo por um longo período de tempo ou encurte o período de tempo definido para que o portátil entre neste modo.

• Desligue o sistema caso não pretenda utilizá-lo por um longo período de tempo.

• Desactive as definições desnecessárias ou remova os periféricos inactivos.

• Ligue o transformador CA/CC ao sistema sempre que possível.

▶ Como carregar correctamente a bateria

Tenha em atenção o seguinte antes de carregar a bateria:

• Se não tiver disponível uma bateria carregada, guarde o trabalho e feche todas as aplicações em execução e encerre o sistema ou guarde para o disco.

• Ligue um transformador CA/CC.

• Pode continuar a utilizar o sistema, suspender o mesmo ou encerrar e desligar o portátil sem interromper o processo de carregamento.

• A bateria de iões de lítio ou polímero de lítio não tem efeito de memória. Não é necessário descarregar a bateria antes de a carregar. No entanto, para prolongar a vida útil da mesma, sugerimos-lhe que descarregue totalmente a bateria uma vez por mês.

• A duração do carregamento é determinada pelos programas em utilização.

3-5

Como começar

Como definir um plano de energia no Windows 10

Um plano de energia é uma recolha de hardware e definições de sistema que gerem como o seu computador utiliza e conserva a energia. Os planos de energia poupam energia, maximizam o desempenho do sistema ou equilibram a conservação do sistema com o desempenho. Os planos de energia pré-definidos — Poupança equilibrada e energia

— vão ao encontro das necessidades da maioria das pessoas. Mas pode modificar as definições para planos existentes ou criar o seu próprio plano.

Escolher ou personalizar um plano de energia

1. Localize o ícone [Windows] no canto inferior esquerdo do ecrã. Clique no lado direito para apresentar a selecção do menu. Seleccione [Opções de energia] no menu.

2. Seleccione [Opções de energia adicionais] em [Definições relacionadas].

3. Escolha um plano de energia clicando no lado esquerdo numa das selecções a partir da lista de planos de energia. O plano de energia de [Equilibrado] está seleccionado aqui como exemplo. Clique em [Alterar definições do plano] à direita do plano de energia para personalizar o plano de energia.

4. Escolha as definições de suspensão e apresentação que quer que o computador utilize. Clique em [Alterar definições de energia avançadas] para que as alterações às definições do plano de energia seleccionado correspondam às suas necessidades.

5. Para restaurar o plano de energia seleccionado para as suas definições prédefinidas, clique em [Restaurar definições do plano] e depois clique [Sim] para confirmar.

6. Clique em [OK] para terminar.

3-6 3-7

3-6 3-7

Manual do utilizador

Como começar

3-8 3-9

3-8

Manual do utilizador

Criar o seu próprio plano de energia

Pode criar o seu próprio plano de energia e personalizá-lo conforme quiser. Contudo, recomenda-se que utilize a função de poupança de energia ECO Mode para optimizar a vida da bateria enquanto utiliza este portátil. Consulte a secção do Gestor de Controlo de

Sistema (SCM) no Manual da aplicação de software do portátil para detalhes.

1. Seleccione Opções de energia no menu. Clique em [Criar um plano de energia] no painel esquerdo.

2. Seleccione um plano existente que corresponde mais às suas necessidades e dê um nome ao plano. Clique em [Next] (Seguinte) para continuar.

3. Altere as definições para o novo plano de energia. Clique em [Criar] para que o plano de energia personalizado produza efeito.

4. Tem agora um novo plano de energia que está definido automaticamente como activo.

3-9

Como começar

3-10 3-11

3-10

Manual do utilizador

Como utilizar o Touchpad

O touchpad integrado no seu portátil é um dispositivo apontador que é compatível com um rato normal, permitindo-lhe controlar o portátil ao apontar a localização do cursor no ecrã .

▶ Configurar o touchpad

É possível personalizar o dispositivo apontador de forma a satisfazer suas necessidades pessoais. Por exemplo, se utilizar a mão esquerda poderá trocar as funções dos dois botões do touchpad. Para além disso, pode alterar o tamanho, a forma, a velocidade de deslocação e outras funções avançadas do cursor no ecrã.

Para configurar o touchpad, pode utilizar o controlador padrão Microsoft ou IBM

PS/2 no seu sistema operativo Windows. A opção Propriedades do rato no Painel de controlo permite-lhe alterar a configuração do touchpad.

▶ Posicionamento e deslocação

Coloque um dedo sobre o touchpad (geralmente o dedo indicador) e o pequeno rectângulo funcionará como um duplicado em miniatura do seu ecrã. Ao deslocar o dedo pelo touchpad o cursor no ecrã desloca-se ao mesmo tempo e na mesma direcção. Quando o dedo tocar no fim da área do touchpad, levante-o e coloque-o num local apropriado do touchpad para continuar com o movimento.

3-11

Como começar

▶ Apontar e clicar

Após ter colocado o cursor sobre um ícone, um item de menu ou comando que pretenda executar, dê um ligeiro toque no touchpad ou prima o botão esquerdo para seleccionar. Este procedimento é designado como apontar e clicar e é um dos movimentos básicos através dos quais pode utilizar o seu portátil. Ao contrário dos tradicionais dispositivos apontadores como é o caso do rato, todo o touchpad pode funcionar como o botão esquerdo do rato, para que cada toque no touchpad seja equivalente a premir o botão esquerdo do rato. Toque duas vezes rapidamente no touchpad para fazer duplo clique

▶ Arrastar e largar

É possível mover ficheiros ou objectos no portátil utilizando a função arrastar e largar. Para o fazer, coloque o cursor no item pretendido e toque levemente duas vezes no touchpad e, no segundo toque, mantenha o dedo em contacto com o touchpad. Em seguida, poderá arrastar o item seleccionado para o local pretendido deslocando o dedo no touchpad; levante o dedo para largar o item no devido local.

Em alternativa, poderá manter premido o botão esquerdo ao seleccionar um item e depois deslocar o dedo para o local pretendido; por último, liberte o botão esquerdo para concluir a operação de arrastar e largar.

3-12 3-13

3-12

Manual do utilizador

Sobre HDD e SSD

Este portátil pode ser equipado com unidade de disco rígido (HDD) ou com uma drive solid state (SSD), dependendo dos modelos adquiridos.

A unidade de disco rígido e a drive solid state são os dispositivos de armazenamento de dados utilizados para guardar e recuperar informação digital. A maioria dos SSD utilizam memórias flash baseadas em NAND, e possuem taxas de transferência de dados mais elevadas, consumo de energia baixo e velocidade de leitura/escrita mais rápida do que as

HDD.

Não tente remover ou instala a HDD e SSD quando o portátil estiver ligado. Consulte um revendedor ou centro de serviço autorizados para a substituição de HDD e SSD.

Sobre a ranhura M.2 SSD

O portátil pode ser equipado com ranhuras M.2 SSD para cartões M.2 SSD, que são compatíveis com interfaces SATA ou PCIe, proporcionando diversas funcionalidades e usos para utilizadores.

3-13

Como começar

Como ligar a Internet

LAN sem fios

LAN sem fios é uma ligação de banda larga sem fios que lhe permite ligar à Internet sem utilizar quaisquer cabos. Siga as instruções abaixo para definir uma ligação LAN sem fios.

▶ Ligação LAN sem fios

1. Vá para o ambiente de trabalho. Localize o ícone no canto inferior direito da barra de tarefas e clique para expandir o menu de definições de rede.

2. Existem duas opções [Wi-Fi] e [Modo de avião] nas definições de rede, seleccione [Wi-Fi] aqui.

3. Escolha uma ligação LAN sem fios a partir da lista de rede para ligar à Internet.

Clique em [Ligar] para continuar.

4. Poderá Ser necessária uma chave de segurança para ligar à rede seleccionada.

Clique depois em [Seguinte].

3-14 3-15

3-14

Manual do utilizador

▶ Verifique o estado LAN sem fios

Quando o Modo de avião está activado, a ligação LAN sem fios será desligada.

Antes de configurar uma ligação LAN sem fios, certifique-se de que o modo de avião está desligado.

1. Vá para o ambiente de trabalho. Localize o ícone no canto inferior direito da barra de tarefas e clique para expandir o menu de definições de rede.

2. Verifique se o modo LAN sem fios está disponível nas definições de rede.

3. Ou, localize o ícone [SCM] no canto inferior direito da barra de tarefas e clique para apresentar a janela principal do Gestor de Controlo de Sistema, verifique se o modo LAN sem fios está ligado.

3-15

Como começar

LAN com fios

Utilizar cabos e adaptadores de rede para ligar à Internet. Antes de definir a ligação de

IP Dinâmico/PPPoE ou Banda larga (PPPoE) ou IP Estático, contacte o seu Fornecedor de Serviços de Internet (ISP) ou administrador de rede para assistência na definição da ligaçao à Internet.

▶ Definir a ligação IP Dinâmico/PPPoE

1. Vá para o ambiente de trabalho. Localize o ícone no canto inferior direito da barra de tarefas e clique no lado direito para seleccionar [Abrir rede e centro de partilha].

2. Seleccione [Alterar definições do adaptador].

3. Clique com o lado direito em [Ethernet] para seleccionar [Propriedades] a partir do menu pendente.

4. Na janela de Propriedades Ethernet, seleccione o separador [Redes] e verifique

[Protocolo IP Versão 4 (TCP/IPv4)]. Clique depois em [Propriedades] para continuar.

5. Seleccione o separador [Geral], clique em [Obter um endereço IP automaticamente] e [Obter automaticamente o endereço do servidor DNS].

Clique depois em [OK].

Troubleshoot problems

Open Network and Sharing Center

3-16 3-17

3-16 3-17

Manual do utilizador

Como começar

▶ Ligação banda larga (PPPoE)

1. Vá para o ambiente de trabalho. Localize o ícone no canto inferior direito da barra de tarefas e clique no lado direito para seleccionar [Abrir rede e centro de partilha].

2. Seleccione [Configurar uma nova ligação ou rede] em [Alterar as definições de rede].

3. Seleccione [Ligar à Internet], e depois clique em [Seguinte].

4. Clique em [Banda larga (PPPoE)].

5. Preencha os campos Nome de utilizador, Palavra-passe e Ligação. Clique depois em [Ligar].

Troubleshoot problems

Open Network and Sharing Center

3-18 3-19

3-18 3-19

Manual do utilizador

Como começar

▶ Ligação IP estático

1. Siga os passos anteriores 1 a 4 em Ligação IP Dinâmico/PPPoE.

2. Seleccione o separador [Genal] e clique em [Utilizar o seguinte endereço IP] e [Utilizar os seguintes endereços de servidor DNS]. Ser-lhe-á pedido para introduzir o endereço IP, a máscara de sub-rede e o gateway pré-definido, depois clique em [OK].

3-20 3-21

3-20

Manual do utilizador

Como definir a ligação Bluetooth

O emparelhamento Bluetooth é um processo no qual dois dispositivos Bluetooth comunicam entre si através de uma ligação estabelecida.

Activação da ligação Bluetooth

▶ Verificar o estado do Bluetooth

Quando o Modo de avião está activado, a ligação Bluetooth será desligada. Antes de definir uma ligação Bluetooth, certifique-se que o modo de avião está desligado.

1. Vá para o ambiente de trabalho. Localize o ícone no canto inferior esquerdo do ecrã e clique.

2. Seleccione [Definições] para apresentar o menu de [Definições do Windows], depois seleccione [Dispositivos] para aceder ao menu de Definições seguinte.

3. Seleccione [Bluetooth e outros dispositivos].

4. Ligue [On] a ligação Bluetooth se estiver definida para [Off].

5. Ou, localize o ícone [SCM] no canto inferior direito da barra de tarefas e clique para apresentar a janela principal do Gestor de Controlo de Sistema. Verifique se a ligação Bluetooth está ligada.

3-21

Como começar

3-22 3-23

3-22

Manual do utilizador

▶ Emparelhar dispositivos Bluetooth

1. Aceda a [Início/Definições/Dispositivos], e procure a opção [Bluetooth e outros dispositivos].

2. Clique em [Adicionar Bluetooth ou outro dispositivo].

3. Clique em [Bluetooth].

4. Seleccione um dispositivo para iniciar o emparelhamento.

5. Forneça o código de acesso, conforme indicado pelo dispositivo a aguardar ligação, e clique em [Ligar] para continuar.

3-23

Como começar

Como ligar dispositivos externos

Este portátil pode estar equipado com várias portas de ligação I/O (entrada/saída), tais como USB, HDMI, DisplayPort, e mini DisplayPort. Os utilizadores serão capazes de ligar vários dispositivos periféricos ao portátil.

Para ligar estes dispositivos, consulte primeiro os manuais de utilizador de cada dispositivo e depois ligue o dispositivo ao portátil. Este portátil consegue detectar automaticamente os dispositivos ligados e caso isto não aconteça poderá activá-los manualmente indo a [Menu

Iniciar / Painel de controlo / Hardware e Som / Adicionar um dispositivo] para adicionar os novos dispositivos.

3-24 3-25

3-24

Manual do utilizador

Vídeo: Como utilizar a função RAID

Este portátil pode suportar a função RAID de diferentes níveis. RAID permite que os utilizadores armazenem dados em várias unidade de disco rígido ou drives solid state.

Contacte o seu revendedor para obter mais informações e informação correcta e tenha em atenção que as funções RAID suportadas podem ser diferentes, dependendo dos modelos adquiridos.

Veja o vídeo de instruções em : https://youtu.be/u2C35-ctFbw

YouTube Youku

3-25

Como começar

Como seleccionar o Modo de arranque no BIOS

1. Ligue o sistema. Logo que apareça o primeiro ecrã de logotipo, prima a tecla DEL imediatamente e entre no menu BIOS.

2. Mova o cursor para o separador [Arranque], e seleccione [Seleccionar modo de arranque] em Configuração de arranque.

3. Para sistemas operativos que suportam BIOS à base de UEFI (Windows 10 e

Windows 8.1), sugerimos que seleccione [UEFI].

4. Para o Windows 7 ou versões anteriores do Windows, seleccione o modo [Legado].

5. Consulte as perguntas frequentes da MSI para obter mais informações sobre a instalação do sistema operativo Windows no computador portátil em https:// www.msi.com/faq/notebook-1971

3-26 3-27

3-26

Manual do utilizador

Vídeo: Como restaurar o sistema operativo

Windows 10 em portáteis MSI

Veja o vídeo de instruções em : https://www.youtube.com/watch?v=hSrK6xAQooU, para restaurar o sistema operativo Windows 10 utilizando [F3 Recuperação] e [Definições

Windows 10] quando necessário.

YouTube Youku

3-27

Como começar

Vídeo: Como utilizar a One Touch Install da MSI

A "One Touch Install" da MSI, a aplicação de instalação de um clique, permite que os utilizadores instalem com eficiência todas as drivers necessárias nos portáteis MSI com um único clique.

Veja o vídeo de instruções em :

Windows 10/ 8.1: https://www.youtube.com/watch?v=ERItRaJUKQs

Windows 7: https://www.youtube.com/watch?v=43lnM4m-500

YouTube Youku

3-28 3-29

3-28 3-29

Manual do utilizador

Propaganda

Manuais relacionados

Baixar PDF

Propaganda

Índice