Pentax DA* 16-50mm F2.8 ED AL [IF] SDM K-mount Instruções de operação
विज्ञापन
विज्ञापन
e_kl577_17.fm Page -1 Friday, June 27, 2008 12:10 PM
smc PENTAX-DA OBJECTIVA
INTERMUTÁVEL
MANUAL DE INSTRUÇÕES
e_kl577_17.fm Page 0 Friday, June 27, 2008 12:10 PM
INTRODUÇÃO
Agradecemos-lhe por ter comprado a objectiva smc PENTAX-DA.
Tendo em vista uma utilização correcta do equipamento, leia atentamente este manual de instruções antes de utilizar a objectiva. Além disso, consulte ainda o manual de instruções da máquina fotográfica.
A objectiva smc PENTAX-DA pode ser utilizada exclusivamente com máquinas fotográficas
SLR digitais PENTAX. Esta objectiva não é compatível com máquinas fotográficas SLR de filme.
• Neste manual de instruções, “objectiva smc PENTAX-DA” foi abreviado para “objectiva DA”.
• As ilustrações apresentadas neste manual podem diferir do aspecto real do equipamento.
• PENTAX e smc PENTAX são marcas comerciais da HOYA CORPORATION.
• SDM é uma marca comercial da HOYA CORPORATION.
e_kl577_17.fm Page 1 Friday, June 27, 2008 12:10 PM
UTILIZAR A OBJECTIVA COM SEGURANÇA
Embora tenhamos tido o maior cuidado ao conceber esta objectiva no sentido de lhe proporcionar uma operação segura, quando utilizar este produto deve dar especial atenção aos itens assinalados com os símbolos apresentados em seguida.
AVISO
Este símbolo indica precauções que devem ser seguidas; caso contrário, podem resultar em ferimentos graves para o utilizador.
CUIDADO
Este símbolo indica precauções que devem ser seguidas; caso contrário, podem resultar em ferimentos de pequena ou média gravidade para o utilizador ou danos para o equipamento.
AVISO
• Nunca olhe para o Sol através da objectiva ou da máquina fotográfica durante muito tempo.
Podem ocorrer danos graves na retina ou a perda total da visão, em particular se olhar directamente através da objectiva.
CUIDADO
• Não deixe a objectiva sob a acção directa da luz solar sem a tampa frontal da objectiva. A luz solar directa que passa através da objectiva é intensificada e, caso incida sobre materiais inflamáveis, poderá provocar um incêndio.
e_kl577_17.fm Page 2 Friday, June 27, 2008 12:10 PM
PRECAUÇÕES E MANUTENÇÃO DA OBJECTIVA
1. Guardar e prevenir o aparecimento de fungos.
• Retire a objectiva do estojo ou do saco da máquina e guarde-a num local seco e arejado.
• Evite guardar a objectiva num local pouco arejado, como um armário, guarda-fatos, gaveta, veículo ou junto de repelentes de insectos ou insecticidas.
• Evite guardar a objectiva em locais com temperaturas elevadas e humidade, propícios à propagação de fungos. Guarde a objectiva com um desumidificante num armário seco, num recipiente estanque ou num saco plástico. (Se deixar o desumidificante saturado no recipiente de armazenamento poderá danificar a objectiva.
Antes de utilizar o desumidificante, leia as instruções do produto.)
2. As objectivas que se seguem são impermeáveis e resistentes ao pó.
(DA
300mm f/4ED [IF] SDM, DA
200mm f/2.8ED [IF] SDM, DA
16-50mm f/2.8ED AL [IF] SDM,
DA
50-135mm f/2.8ED [IF] SDM)
As objectivas diferentes das acima indicadas não são impermeáveis nem resistentes ao pó. Tenha cuidado para não expor essas lentes a poeiras, sujidade, água, gases prejudiciais, sal ou outros materiais.
3. Quando a objectiva não estiver instalada no corpo da máquina, coloque tanto a tampa frontal como a tampa do encaixe da objectiva para protegê-la de poeiras, etc.
4. Nunca utilize quaisquer solventes orgânicos, tais como diluente, álcool ou benzeno para remover sujidade da objectiva.
5. A objectiva é um instrumento óptico de precisão. Tenha cuidado para não deixá-la cair nem sujeitá-la a pressão ou choques intensos. Utilize um material almofadado para proteger a objectiva das vibrações de motociclos, barcos ou outros veículos.
6. Evite sujeitar a objectiva a mudanças rápidas de temperatura; caso contrário, pode formar-se condensação tanto no interior como no exterior da objectiva. Coloque a objectiva num saco plástico ou num saco de máquina fotográfica e retire-a quando esta tiver alcançado a temperatura ambiente.
7. Se a tampa frontal da objectiva não estiver colocada, não deixe a máquina fotográfica instalada num tripé ou noutro apoio similar. Os componentes internos da máquina fotográfica podem ser danificados pela luz solar directa.
8. Para manter o elevado desempenho da objectiva, solicite a sua inspecção anual ou bianual a um revendedor.
e_kl577_17.fm Page 3 Friday, June 27, 2008 12:10 PM
ÍNDICE
INTRODUÇÃO
UTILIZAR A OBJECTIVA COM SEGURANÇA ...................................................... 1
PRECAUÇÕES E MANUTENÇÃO DA OBJECTIVA .............................................. 2
CARACTERÍSTICAS DA OBJECTIVA smc PENTAX-DA ..................................... 6
OBJECTIVA smc PENTAX-DA ............................................................................... 7
Acerca do encaixe da objectiva DA ..................................................................... 8
Acerca das objectivas com um motor supersónico ............................................. 9
Precauções para a utilização de objectivas equipadas com um motor supersónico na ......................................................................... 10
MONTAR E REMOVER A OBJECTIVA ................................................................ 11
TAMPA FRONTAL DA OBJECTIVA ..................................................................... 12
Colocar a tampa frontal específica na objectiva DA 40 mm f/2.8 Limitada ....... 13
FOCAGEM ............................................................................................................. 14
Alterar o modo de focagem ............................................................................... 14
Para a objectiva DA
....................................................................................... 14
Utilizar a focagem automática ........................................................................... 15
Focar com o botão OK ...................................................................................... 15
Utilizar a focagem manual ................................................................................. 17
Utilizar o Quick-Shift Focus System
(sistema de focagem de mudança rápida) ........................................................ 17
e_kl577_17.fm Page 4 Friday, June 27, 2008 12:10 PM
Como utilizar o Quick-Shift Focus System
(sistema de focagem de mudança rápida) ........................................................ 18
Focagem da DA
200 mm f/2.8ED [IF] SDM,
DA
300 mm f/4ED [IF] SDM ........................................................................... 20
Precauções relativas à escala de curta distância .............................................. 21
OBJECTIVA COM ZOOM ...................................................................................... 22
Acerca do anel de zoom .................................................................................... 23
Acerca do botão de bloqueio do zoom .............................................................. 24
OBJECTIVAS MACRO .......................................................................................... 25
Escala de ampliação ......................................................................................... 25
COLOCAR O PÁRA-SOL ...................................................................................... 26
De enroscar (pára-sol específico para a DA 70 mm f/2.4 Limitada) .................. 26
De enroscar (pára-sol específico para a DA 40 mm f/2
.8 Limitada) .................. 27
Tipo baioneta ..................................................................................................... 27
Tipo baioneta (pára-sol específico para a DA 21mm f/3.2 AL Limitada) ........... 28
Acerca da janela do filtro PL ............................................................................. 29
Pára-sol incorporado ......................................................................................... 31
FILTROS ................................................................................................................ 32
Precauções relativas aos filtros ......................................................................... 32
Colocar um filtro de 30,5 mm na objectiva DA 40 mm f/2.8 Limitada ................ 32
e_kl577_17.fm Page 5 Friday, June 27, 2008 12:10 PM
Instalar um filtro e um pára-sol específico na objectiva
DA 21 mm f/3.2 AL Limitada ............................................................................. 33
Instalar um filtro e um pára-sol específico na objectiva
DA 70 mm f/2.4 AL Limitada ............................................................................ 34
Filtros circulares polarizadores e efeito de vinheta ........................................... 35
Tabela de compatibilidade dos filtros circulares polarizadores PENTAX .......... 36
PRECAUÇÕES AO UTILIZAR A OBJECTIVA COM UM FLASH ........................ 40
Flash incorporado .............................................................................................. 40
Flash externo ..................................................................................................... 40
Compatibilidade das objectivas DA com o flash incorporado ............................ 42
ENCAIXE PARA TRIPÉ ......................................................................................... 44
Remover o encaixe para tripé ........................................................................... 45
ESPECIFICAÇÕES PRINCIPAIS .......................................................................... 46
e_kl577_17.fm Page 6 Friday, June 27, 2008 12:10 PM
CARACTERÍSTICAS DA OBJECTIVA smc PENTAX-DA
• A objectiva smc PENTAX-DA é intermutável e foi especificamente concebida para máquinas fotográficas digitais. O seu círculo de imagem é especializado para o sensor de imagem (23,5 x 15,7mm) e o seu sistema óptico é optimizado para as características das imagens digitais.
• Quando a focagem automática termina, é possível fazer ajustes de pormenor manualmente utilizando o “Quick-Shift Focus System” (sistema de focagem de mudança rápida). Consulte página 18 para obter mais informações.
• As objectivas cujo nome inclui “SDM” estão equipadas com um motor supersónico. Quando montadas numa máquina fotográfica compatível com motores supersónicos, a focagem automática é silenciosa e suave.
• As objectivas que se seguem são impermeáveis e resistentes ao pó porque cada componente é vedado individualmente. Isto dificulta a entrada de poeira e água na objectiva.
DA
300mm f/4ED [IF] SDM, DA
200mm f/2.8ED [IF] SDM, DA
16-50mm f/2.8ED AL [IF] SDM,
DA
50-135mm f/2.8ED [IF] SDM
e_kl577_17.fm Page 7 Friday, June 27, 2008 12:10 PM
OBJECTIVA smc PENTAX-DA
Anel de focagem
Janela da escala de distância
Indicador de encaixe da tampa da objectiva
Escala de distância
Escala de profundidade de campo
Indicador de montagem
Escala de profundidade de campo
Indicador de distância
Nota:
• A objectiva DA não tem um anel de abertura. As definições de abertura são controladas automaticamente como se estivessem definidas para a posição automática “A”, por isso os acessórios que não tenham uma definição automática “A” não podem ser utilizados com esta objectiva.
• A objectiva DA não é compatível com máquinas fotográficas SLR de filme.
e_kl577_17.fm Page 8 Friday, June 27, 2008 12:10 PM
Acerca do encaixe da objectiva DA
A objectiva DA é intermutável e foi especificamente concebida para máquinas fotográficas SLR digitais
PENTAX.
Existem três encaixes para a objectiva DA, o K
AF
, o K
AF2
e o K
AF3
.
Encaixe K
AF
Encaixe K
AF2
Encaixe K
AF3
Acoplador de focagem automática
Contactos de informação da objectiva
Acoplador de focagem automática
Contactos de informação da objectiva
Contactos de alimentação
Objectivas com um motor supersónico
Contactos de informação
Contactos de alimentação da objectiva
Objectivas com um motor supersónico (apenas motor supersónico)
Consulte a página seguinte para obter mais informações sobre objectivas com motores supersónicos.
CUIDADO
Tenha cuidado para não danificar nem sujar as superfícies de encaixe da objectiva pois pode resultar em danos ou avarias.
e_kl577_17.fm Page 9 Friday, June 27, 2008 12:10 PM
Acerca das objectivas com um motor supersónico
As objectivas na tabela abaixo estão equipadas com motores supersónicos internos. Quando montadas no corpo de uma máquina compatível com motores supersónicos, a focagem automática (AF)
é silenciosa e suave.
• Corpo de máquina compatível com motor supersónico
* Se a versão de firmware for 1.30 ou posterior, consulte página 10.
DA
DA
Objectiva
DA 17-70mm f/4 AL [IF] SDM
DA
DA
16-50mm f/2.8ED AL [IF] SDM
50-135mm f/2.8ED [IF] SDM
200mm f/2.8ED [IF] SDM
300mm f/4ED [IF] SDM
Precauções
A objectiva utiliza um motor supersónico. Quando a objectiva está montada num corpo de máquina que não é compatível com motores supersónicos (incluindo com firmware anterior
à versão 1.30), a focagem automática não pode ser controlada pelo motor AF do corpo da máquina nem pelo motor supersónico.
Quando a objectiva está montada num corpo de máquina que não
é compatível com motores supersónicos (incluindo com firmware anterior à versão 1.30), a focagem automática
é controlada pelo motor AF que se encontro no corpo da máquina.
* Em ambos os casos a focagem pode ser feita manualmente.
e_kl577_17.fm Page 10 Friday, June 27, 2008 12:10 PM
Precauções para a utilização de objectivas equipadas com um motor supersónico na
Quando utilizar objectivas equipadas com um motor supersónico na fotográfica versão 1.30 ou posterior.
• Como verificar e actualizar o firmware
Se mantiver o botão MENU pressionado enquanto liga a no centro do visor.
, utilize o firmware da máquina
, aparece a versão de firmware
Transfira e instale a actualização de firmware para a
• Página para transferência do firmware:
http://www.pentax.jp/english/support/download_digital.html
utilizando a hiperligação que se segue.
e_kl577_17.fm Page 11 Friday, June 27, 2008 12:10 PM
1
MONTAR E REMOVER A OBJECTIVA
2
1.
Para montar a objectiva no corpo da máquina
Encaixe a objectiva alinhando os pontos vermelhos da objectiva e do corpo da máquina e, em seguida, rode a objectiva para a direita até encaixar na devida posição com um clique.
"
Notas:
• Não aperte o botão para retirar a objectiva durante a montagem desta; caso contrário, a objectiva não ficará correctamente montada.
• Depois de montar a objectiva, rode-a ligeiramente para a esquerda para certificar-se de que está fixa na devida posição.
2.
Para remover a objectiva
Aperte o botão para retirar a objectiva existente no corpo da máquina e rode a objectiva para a esquerda.
e_kl577_17.fm Page 12 Friday, June 27, 2008 12:10 PM
TAMPA FRONTAL DA OBJECTIVA
Para tirar a tampa frontal da objectiva, pressione as duas patilhas para dentro.
"
Notas:
• Quando não estiver a utilizar a objectiva, certifique-se de que coloca a tampa frontal.
• Coloque a tampa frontal específica no pára-sol da DA 21mm f/3.2 AL Limitada, DA 35mm f/2.8 Macro
Limitada, DA Olho-de-peixe 10-17mm f/3.5-4.5ED [IF] e DA 70mm f/2.4 Limitada. Além disso, com a DA 21mm f/3.2 AL Limitada, a DA 40mm f/2.8 Limitada e a DA 70mm f/2.4 Limitada, é possível montar a tampa frontal da objectiva F49mm (opcional) removendo o pára-sol.
e_kl577_17.fm Page 13 Friday, June 27, 2008 12:10 PM
Colocar a tampa frontal específica na objectiva DA 40mm f/2.8 Limitada
Primeiro, enrosque o pára-sol específico na parte da frente da objectiva e, em seguida, enrosque a tampa frontal da lente no pára-sol.
e_kl577_17.fm Page 14 Friday, June 27, 2008 12:10 PM
FOCAGEM
Alterar o modo de focagem
Utilize o botão do modo de Focagem da máquina para mudar entre o modo de Focagem Automática e Manual. Para obter mais informações, consulte o manual de instruções da máquina fotográfica.
Para a objectiva DA
O botão do modo de Focagem da objectiva DA
serve para mudar entre os modos de Focagem Automática e Manual (o botão do modo de Focagem da máquina fica sempre na posição de focagem automática).
Para utilizar a focagem automática, coloque o botão na posição AF.
Para utilizar a focagem manual, coloque o botão na posição MF.
Botão do modo de focagem
e_kl577_17.fm Page 15 Friday, June 27, 2008 12:10 PM
Utilizar a focagem automática
Seleccione o modo de Focagem Automática. Pressione o botão disparador até meio para focar automaticamente.
Com a máquina fotográfica focar automaticamente.
, ou também pode pressionar o botão AF para
Consulte página 14 para obter informações sobre como mudar o modo de Focagem.
Focar com o botão OK
Com a máquina fotográfica , , , ,
definida da forma abaixo indicada, não é possível focar
,
, ou automaticamente pressionando o botão disparador até meio; em alternativa, pode utilizar o botão OK para focar automaticamente.
/ / / / / /
No menu Defin. Personal. C, seleccione "Activar AF" para "Botão OK ao fotografar".
/ :
e_kl577_17.fm Page 16 Friday, June 27, 2008 12:10 PM
"
Notas:
• Para obter mais informações sobre o procedimento de configuração, consulte o manual de instruções da máquina fotográfica.
CUIDADO
Durante a focagem automática, o anel de focagem das objectivas que se seguem roda.
• Para evitar uma avaria, não toque no anel de focagem durante a focagem automática.
Tenha especial cuidado quando o modo de Focagem estiver definido para AF.C (AF-contínuo).
A máquina continua a ajustar a focagem enquanto o botão AF é pressionado ou o botão disparador é pressionado até meio.
- DA Olho-de-peixe 10-17mm f/3.5-4.5ED [IF]
- DA 16-45mm f/4ED AL
- DA 18-55mm f/3.5-5.6 AL
- DA 50-200mm f/4-5.6ED
- DA 21mm f/3.2 AL Limitada
- DA 40mm f/2.8 Limitada
- DA 12-24mm f/4ED AL [IF]
- DA 18-55mm f/3.5-5.6 AL
ΙΙ
- DA 18-250mm f/3.5-6.3ED AL [IF]
- DA 55-300mm f/4-5.8ED
- DA 35mm f/2.8 Macro Limitada
- DA 70mm f/2.4 Limitada
e_kl577_17.fm Page 17 Friday, June 27, 2008 12:10 PM
Utilizar a focagem manual
Defina o modo de Focagem para MF e rode o anel de focagem para focar manualmente.
Consulte página 14 para obter informações sobre como mudar o modo de Focagem.
Utilizar o Quick-Shift Focus System (sistema de focagem de mudança rápida)
Se o modo de Focagem estiver definido para focagem automática, pode focar manualmente depois de alcançada a focagem automática. Rode manualmente o anel de focagem para fazer ajustes de pormenor na focagem. Pode fazer isto sem mudar o modo de Focagem para MF.
* O Quick-Shift Focus System (sistema de focagem de mudança rápida) não está disponível com a DA 18-250mm f/3.5-6.3ED AL [IF].
e_kl577_17.fm Page 18 Friday, June 27, 2008 12:10 PM
Como utilizar o Quick-Shift Focus System (sistema de focagem de mudança rápida)
1.
Utilizar a focagem automática
Coloque o botão do modo de Focagem na posição de focagem automática e, em seguida, pressione o botão disparador até meio para focar automaticamente.
Com a máquina fotográfica focar.
, ou também pode pressionar o botão AF para
Com a máquina fotográfica , , , , ,
, ou definida da forma explicada em “Focar com o botão OK” na página 15, pode focar pressionando o botão OK.
2.
Mantenha o botão disparador premido até meio (ou mantenha o botão AF ou o botão OK premido) e, em seguida, rode o anel de focagem para fazer ajustes de pormenor à focagem.
3.
Por fim, pressione totalmente o botão disparador para tirar uma fotografia.
O anel de focagem de algumas objectivas pode rodar durante a focagem automática.
• Não toque no anel de focagem durante a operação de focagem automática, pois pode provocar uma avaria. Para obter mais informações, consulte “CUIDADO” na página 16.
e_kl577_17.fm Page 19 Friday, June 27, 2008 12:10 PM
CUIDADO
• Quando utilizar o Quick-Shift Focus System (sistema de focagem de mudança rápida), continue a pressionar o botão disparador (ou o botão AF) depois de alcançar a focagem e antes de tirar uma fotografia. Se libertar o botão disparador antes de tirar a fotografia, a focagem automática recomeça quando voltar a pressionar o botão disparador.
No entanto, pode utilizar os menus para configurar a máquina fotográfica de acordo com o procedimento indicado em seguida para poder tirar a fotografia sem focagem automática depois de libertar o botão disparador. Consulte o manual de instruções da máquina fotográfica para obter mais informações sobre o procedimento de configuração.
• Para a
,
, e
: menu “C Defin. Personal.”
→ “AF press. até meio” → “Deslig.”
: “função personaliz.”
→ “AF c/ press. até meio” → “Deslig.”
"
Notas:
• Utilize o botão AF para focar quando utilizar a focagem automática.
• Para , , , , ,
e menu “C Defin. personal.”
→ “Botão OK ao fotografar” → “Cancelar AF”
"
Notas:
• Quando o botão OK é pressionado, a focagem muda temporariamente para focagem manual.
e_kl577_17.fm Page 20 Friday, June 27, 2008 12:10 PM
Focagem da DA
200mm f/2.8ED [IF] SDM, DA
300mm f/4ED [IF] SDM
• O mecanismo não permite o alinhamento do ângulo de rotação do anel de focagem e da escala de distância durante a focagem. Verifique sempre a focagem utilizando o visor antes de tirar uma fotografia. Isto aplica-se especialmente com a focagem manual e o Quick-Shift Focus System (sistema de focagem de mudança rápida).
• Quando utilizar a focagem manual ou o Quick-Shift Focus System (sistema de focagem de mudança rápida), o mecanismo permite que o anel de focagem rode livremente depois de estar definido para
∞ (infinito) ou para a distância mínima de focagem.
e_kl577_17.fm Page 21 Friday, June 27, 2008 12:10 PM
Escala de curta distância
Precauções relativas à escala de curta distância
(Para a DA 16-45mm f/4ED AL, DA 18-55mm f/3.5-5.6 AL II, DA18-55mm f/3.5-5.6 AL)
No intervalo da escala de curta distância (a área cor-de-laranja da escala de distância), ao fotografar com a abertura máxima, poderá ocorrer uma deterioração da qualidade de imagem nos cantos da fotografia devido às características ópticas da objectiva.
Quando tirar uma fotografia neste intervalo, é recomendável utilizar uma abertura menor, parando antes da abertura total.
e_kl577_17.fm Page 22 Friday, June 27, 2008 12:10 PM
OBJECTIVA COM ZOOM
Indicador de focagem
Anel de focagem
Escala de distância
Indicador de encaixe da tampa da objectiva
Indicador de zoom
Anel de zoom
Escala de distância focal
Indicador de montagem
e_kl577_17.fm Page 23 Friday, June 27, 2008 12:10 PM
A objectiva com zoom tem um anel de focagem na parte da frente e um anel de zoom na parte de trás.
Rode o anel de zoom para regular o ângulo de visão pretendido (distância focal da objectiva).
"
Notas:
• O ponto de focagem pode mudar ligeiramente ao alterar a distância focal. Ajuste primeiro o zoom e, em seguida, a focagem.
• O indicador de focagem na objectiva com zoom está definido para coincidir com o ponto de focagem quando a distância focal estiver em teleobjectiva. O indicador de focagem pode não coincidir com o ponto de focagem para outras distâncias focais.
Acerca do anel de zoom
Rode o anel de zoom para a direita para teleobjectiva e para a esquerda para grande angular.
e_kl577_17.fm Page 24 Friday, June 27, 2008 12:10 PM
LOCK
LOCK
Linha vermelha
1
2
Acerca do botão de bloqueio do zoom
A DA 18-250mm f/3.5-6.3ED AL [IF] está equipada com bloqueio do anel de zoom. Isto evita que a objectiva abra devido ao seu próprio peso enquanto transporta a máquina fotográfica.
1.
Regule o anel de zoom para o ângulo mais amplo (18mm).
2.
Mova o botão de bloqueio na direcção de 1.
O bloqueio está activado e o anel de zoom não se move quando a linha vermelha fica visível.
Para utilizar o zoom para teleobjectiva, mova o botão de bloqueio na direcção de 2.
* Se o botão não se mover, a objectiva poderá estar aberta. Não tente forçar o botão. Verifique a objectiva e tente de novo.
e_kl577_17.fm Page 25 Friday, June 27, 2008 12:10 PM
OBJECTIVAS MACRO
A objectiva DA 35mm f/2.8 Macro Limitada ajusta a focagem entre infinito e tamanho real [1x].
Escala de ampliação
A ampliação é indicada por denominadores na escala de distância. “5” indica “1/5x”. Quando determinar primeiro a ampliação, regule a ampliação no modo de Focagem Manual e ajuste a focagem aproximando ou afastando a máquina fotográfica do motivo.
e_kl577_17.fm Page 26 Friday, June 27, 2008 12:10 PM
COLOCAR O PÁRA-SOL
Para evitar a deterioração da qualidade de imagem devido a reflexo interno, é recomendável utilizar o pára-sol.
a
a.
De enroscar (pára-sol específico para a DA 70mm f/2.4 Limitada)
Enrosque o pára-sol na parte da frente da objectiva para instalá-lo.
O pára-sol é telescópico. Abra-o totalmente para utilizar.
"
Notas:
Não é possível montar o pára-sol em alguns filtros circulares polarizadores que não sejam produzidos pela PENTAX.
e_kl577_17.fm Page 27 Friday, June 27, 2008 12:10 PM
b c
Indicador de encaixe da tampa da objectiva
b.
De enroscar (pára-sol específico para a DA 40mm f/2,8 Limitada)
Enrosque o pára-sol na parte da frente da objectiva para instalá-lo.
c.
Tipo baioneta
Ao instalar o pára-sol, alinhe o indicador do pára-sol com o indicador de encaixe da objectiva e empurre as peças directamente uma contra a outra. Instale o pára-sol na objectiva rodando-o para a direita, visto da parte da frente da objectiva, até encaixar na devida posição com um clique.
"
Notas:
• Ao instalar o pára-sol, segure bem no anel de focagem e no anel de zoom para evitar que rodem.
• Se não utilizar o pára-sol, pode rodá-lo e instalá-lo na posição inversa.
e_kl577_17.fm Page 28 Friday, June 27, 2008 12:10 PM
d
Indicador de encaixe da tampa da objectiva
d.
Tipo baioneta (pára-sol específico para a DA 21mm f/3.2 AL Limitada)
Ao instalar o pára-sol, alinhe o indicador do pára-sol com o indicador de encaixe da objectiva e empurre as peças directamente uma contra a outra. Instale o pára-sol na objectiva rodando-o para a direita, visto da parte da frente da objectiva, até parar.
"
Notas:
• O efeito de vinheta ocorre se a máquina fotográfica for utilizada sem que o pára-sol esteja totalmente instalado.
• Não é possível instalar o pára-sol específico se estiver colocado um filtro na parte da frente da objectiva. Para utilizar um filtro e um pára-sol específico ao mesmo tempo, instale um filtro com
43 mm de diâmetro na parte de trás do pára-sol. (Consulte página 33)
e_kl577_17.fm Page 29 Friday, June 27, 2008 12:10 PM
1 2
Acerca da janela do filtro PL
Se estiver um filtro circular polarizador instalado na objectiva DA, pode rodar facilmente o filtro através da janela do filtro PL existente no pára-sol tipo baioneta.
Objectiva com pára-sol com uma janela de filtro PL
- DA 14mm f/2.8ED [IF]
- DA 16-45mm f/4ED AL
- DA
16-50mm f/2.8ED AL [IF] SDM
- DA 17-70mm f/4 AL [IF] SDM
- DA 18-55mm f/3.5-5.6 AL
ΙΙ
- DA 18-55mm f/3.5-5.6 AL
- DA
50-135mm f/2.8ED [IF] SDM
- DA 50-200mm f/4-5.6ED
- DA 55-300mm f/4-5.8ED
- DA
200mm f/2.8ED [IF] SDM
- DA
300mm f/4ED [IF] SDM
e_kl577_17.fm Page 30 Friday, June 27, 2008 12:10 PM
Como utilizar o pára-sol com janela de filtro polarizador
1.
Retire a tampa da janela do filtro PL deslizando-a na direcção acima indicada.
2.
Rode o rebordo exterior do filtro circular polarizador a partir da janela do filtro PL, conforme acima apresentado.
3
3.
Coloque a tampa da janela do filtro PL.
"
Notas:
• Quando fotografar, certifique-se de que a tampa da janela do filtro PL está colocada para tirar o máximo partido do pára-sol.
e_kl577_17.fm Page 31 Friday, June 27, 2008 12:10 PM
Pára-sol incorporado
As objectivas que se seguem têm um pára-sol incorporado no corpo da objectiva. O pára-sol são pode ser retirado da objectiva.
• DA Olho-de-peixe 10-17mm f/3.5-4.5ED [IF]
• DA 35mm f/2.8 Macro Limitada (*)
As objectivas assinaladas com um * têm um pára-sol móvel incorporado que deve ser estendido.
e_kl577_17.fm Page 32 Friday, June 27, 2008 12:10 PM
FILTROS
Certifique-se de que o tamanho do filtro corresponde ao da objectiva e, em seguida, enrosque o filtro na parte da frente da objectiva.
"
Notas:
• Pode encontrar uma lista de compatibilidade entre tamanhos de filtros e lentes nas páginas 46-51.
• Não é possível instalar filtros na DA Olho-de-peixe 10-17mm f/3.5-4.5ED [IF].
Precauções relativas aos filtros
• Visto que o filtro se torna parte do sistema óptico quando está instalado numa objectiva, manuseie-o da mesma forma que a objectiva, tendo cuidado para evitar poeira, sujidade e riscos.
Normalmente, poderá ser prejudicial instalar dois ou mais filtros numa objectiva, não trazendo vantagens acrescidas. No entanto, a instalação de um filtro circular polarizador e de outro filtro não representa um problema.
• Utilize um filtro circular polarizador com uma máquina de focagem automática para obter uma exposição e focagem automática correctas.
Colocar um filtro de 30,5mm na objectiva DA 40mm f/2.8 Limitada
Normalmente, instala-se um filtro de 49mm na parte da frente da objectiva. Mas também pode enroscar um filtro de 30,5mm na parte de trás do pára-sol específico.
e_kl577_17.fm Page 33 Friday, June 27, 2008 12:10 PM
Instalar um filtro e um pára-sol específico na objectiva DA 21mm f/3.2 AL Limitada
É possível instalar um filtro com 49mm de diâmetro na parte da frente da objectiva DA 21mm f/3.2 AL Limitada, mas não se estiver instado o pára-sol específico. Para utilizar um filtro com um pára-sol específico, enrosque um filtro com 43mm de diâmetro na parte de trás do pára-sol.
e_kl577_17.fm Page 34 Friday, June 27, 2008 12:10 PM
Instalar um filtro e um pára-sol específico na objectiva DA 70mm f/2.4 AL Limitada
Com a objectiva DA 70mm f/2.4 Limitada, instale o filtro com 49mm de diâmetro na parte da frente da objectiva. Para utilizar o filtro juntamente com o pára-sol específico, enrosque o pára-sol no filtro instalado.
"
Notas:
• Não é possível montar o pára-sol em alguns filtros circulares polarizadores que não sejam produzidos pela PENTAX.
e_kl577_17.fm Page 35 Friday, June 27, 2008 12:10 PM
Filtros circulares polarizadores e efeito de vinheta
Os filtros circulares polarizadores são mais grossos que os filtros normais. Dependendo da objectiva instalada e das condições de fotografia, poderá ocorrer o efeito de vinheta nos quatro cantos da imagem.
Consulte a “Tabela de compatibilidade dos filtros circulares polarizadores PENTAX” na próxima página para obter informações sobre a compatibilidade dos filtros circulares polarizadores PENTAX (não disponíveis actualmente) com diversas objectivas. Há dois tipos de filtros circulares polarizadores
PENTAX. O tipo A (à esquerda na figura abaixo) e o tipo B (à direita na figura abaixo). O filtro tipo B
é mais fino do que o filtro tipo A.
Tipo A Tipo B
e_kl577_17.fm Page 36 Friday, June 27, 2008 12:10 PM
Tabela de compatibilidade dos filtros circulares polarizadores PENTAX
* Os filtros circulares polarizadores PENTAX não estão disponíveis actualmente.
* A PENTAX não produz um filtro circular polarizador com 62mm de diâmetro que possa ser utilizado com a DA 18-250mm f/3.5-6.3ED AL [IF].
SIM: compatível * SIM: compatível em algumas condições NÃO: incompatível
Objectiva
DA 14mm f/2.8ED [IF]
DA 21mm f/3.2 AL Limitada*
DA 40mm f/2.8 Limitada*
DA 70mm f/2.4 Limitada*
1
1
3
DA 35mm f/2.8 Macro Limitada
Filtro circular polarizador
(tipo A)
Compatibilidade
Notas
NÃO Ocorre o efeito de vinheta.
SIM
* SIM
SIM
Utilize um filtro com 49mm de diâmetro.
* É possível instalar e utilizar. No entanto, não
é possível retirar o pára-sol enquanto o filtro circular polarizador tipo A estiver instalado.
Utilize um filtro com 49mm de diâmetro.
SIM
Filtro circular polarizador
(tipo B)
Compatibilidade
Notas
SIM
SIM
Utilize um filtro com
49mm de diâmetro.
SIM
SIM
SIM
Utilize um filtro com
49mm de diâmetro.
e_kl577_17.fm Page 37 Friday, June 27, 2008 12:10 PM
DA
200mm f/2.8ED [IF] SDM
DA
Objectiva
300mm f/4ED [IF] SDM
DA 12-24mm f/4ED AL [IF]*
2
Filtro circular polarizador
(tipo A)
Compatibilidade
Notas
* SIM
*É possível instalar e utilizar.
No entanto, quando o filtro circular polarizador tipo A estiver instalado, o encaixe do pára-sol específico tipo baioneta interfere com o encaixe do filtro, pelo que não pode ser instalado no mesmo.
Filtro circular polarizador
(tipo B)
Compatibilidade
Notas
SIM
* SIM
* Ocorre o efeito de vinheta com distâncias focais inferiores a 15mm.
* SIM
* Ocorre o efeito de vinheta com distâncias focais inferiores a 15mm.
DA
16-50mm f/2.8ED AL [IF]
SDM
DA
50-135mm f/2.8ED [IF]
SDM
NÃO
SIM
Ocorre o efeito de vinheta.
SIM
SIM
e_kl577_17.fm Page 38 Friday, June 27, 2008 12:10 PM
Objectiva
DA 16-45mm f/4ED AL
Filtro circular polarizador
(tipo A)
Compatibilidade
Notas
* SIM
*É possível instalar e utilizar.
No entanto, quando o filtro circular polarizador tipo A estiver instalado, o encaixe do pára-sol específico tipo baioneta interfere com o encaixe do filtro, pelo que não pode ser instalado no mesmo.
Filtro circular polarizador
(tipo B)
Compatibilidade
Notas
SIM
DA 17-70mm f/4 AL [IF] SDM NÃO * SIM
Ocorre o efeito de vinheta se a distância focal for de 17mm.
DA 18-55mm f/3.5-5.6 AL
DA 18-55mm f/3.5-5.6 AL
DA 50-200mm f/4-5.6ED
DA 55-300mm f/4-5.8ED
ΙΙ
* SIM
*É possível instalar e utilizar.
No entanto, quando o filtro circular polarizador tipo A estiver instalado, o encaixe do pára-sol específico tipo baioneta interfere com o encaixe do filtro, pelo que não pode ser instalado no mesmo.
SIM
*1 Não é possível montar o pára-sol em alguns filtros circulares polarizadores que não sejam produzidos pela
PENTAX.
*2 Ocorre o efeito de vinheta com distâncias focais inferiores a 15mm com outros filtros PENTAX (como o filtro
Skylight) para além dos filtros circulares polarizadores.
*3 Não é possível instalar o pára-sol específico se estiver instalado um filtro na parte da frente da objectiva, incluindo filtros circulares polarizadores.
e_kl577_17.fm Page 39 Friday, June 27, 2008 12:10 PM
"
Notas:
• Não é possível instalar filtros, incluindo filtros circulares polarizadores, na DA Olho-de-peixe 10-17 mm f/3.5-4.5ED [IF].
e_kl577_17.fm Page 40 Friday, June 27, 2008 12:10 PM
PRECAUÇÕES AO UTILIZAR A OBJECTIVA COM UM FLASH
Flash incorporado
Não é possível utilizar o flash incorporado para distâncias inferiores a 0,7 m. Quando o flash é utilizado com distâncias inferiores a 0,7 m, provoca um controlo incorrecto da exposição e o efeito de vinheta nos cantos da fotografia.
• Consulte a tabela “Compatibilidade das objectivas DA com o flash incorporado” na página 42 para obter informações sobre a compatibilidade do flash incorporado com a objectiva que está a utilizar.
Flash externo
Pode utilizar o flash externo com o pára-sol instalado. No entanto, aplicam-se as seguintes condições a alguns tipos de objectivas.
zDA 14mm f/2.8ED [IF]
Só é possível utilizar os flashes externos AF540FGZ e AF360FGZ quando se utiliza o painel de grande angular (também é possível utilizar o pára-sol). Outros flashes externos não são recomendados porque o seu ângulo de cobertura não é compatível com o ângulo de visão da objectiva.
zDA 21mm f/3.2 AL Limitada
Os flashes externos podem ser utilizados com o pára-sol instalado sem qualquer problema se for possível regular o respectivo zoom [ângulo de cobertura] até 28mm.
zDA Olho-de-peixe 10-17mm f/3.5-4.5ED [IF]
Não é possível utilizar flashes externos porque o seu ângulo de cobertura não é compatível com o ângulo de visão da objectiva.
e_kl577_17.fm Page 41 Friday, June 27, 2008 12:10 PM zDA 12-24mm f/4ED AL [IF]
Os flashes externos PENTAX que cobrem uma objectiva de 24mm numa SLR de 35mm, ou uma objectiva de 16mm numa SLR digital, podem ser utilizados quando a objectiva estiver regulada entre 16 mm e 24mm.
É possível utilizar o AF540FGZ e o AF360FGZ entre 13mm e 24mm com o painel de grande angular (em ambos os casos, é possível utilizar o pára-sol). De notar que, com distâncias focais inferiores a 13 mm, os cantos da fotografia não serão totalmente iluminados.
Outros flashes externos não são recomendados porque o seu ângulo de cobertura não é suficientemente amplo para cobrir o ângulo de visão da objectiva.
zDA
16-50mm f/2.8ED AL [IF] SDM
zDA 16-45mm f/4ED AL
Os flashes externos PENTAX que cobrem uma objectiva de 24mm numa SLR de 35mm, ou uma objectiva de 16mm numa SLR digital, podem ser utilizados com o pára-sol sem qualquer problema.
* Para obter mais informações, consulte o manual do flash externo.
e_kl577_17.fm Page 42 Friday, June 27, 2008 12:10 PM
Compatibilidade das objectivas DA com o flash incorporado
Compatibilidade
Objectiva
DA 14mm f/2.8ED [IF]
DA 21mm f/3.2 AL Limitada
DA 35mm f/2.8 Macro Limitada
DA 40mm f/2.8 Limitada
DA 70mm f/2.4 Limitada
DA
200mm f/2.8ED [IF] SDM
DA
300mm f/4ED [IF] SDM
DA Olho-de-peixe 10-17mm f/3.5-4.5ED [IF]
DA 12-24mm f/4ED AL [IF]
DA
16-50mm f/2.8ED AL [IF] SDM
DA 16-45mm f/4ED AL
DA 17-70mm f/4 AL [IF] SDM
DA 18-55mm f/3.5-5.6 AL
ΙΙ
DA 18-55mm f/3.5-5.6 AL
DA 18-250mm f/3.5-6.3ED AL [IF]
DA
50-135mm f/2.8ED [IF] SDM
DA 50-200mm f/4-5.6ED
DA 55-300mm f/4-5.8ED
NÃO
SIM
SIM
SIM
SIM
SIM
SIM
NÃO
NÃO
SIM*1
SIM*4
SIM*5
SIM
SIM
SIM*6
SIM
SIM
SIM
,
,
NÃO
SIM
SIM
SIM
SIM
SIM
SIM
NÃO
NÃO
SIM*2
SIM*4
SIM*6
SIM
SIM
SIM*6
SIM
SIM
SIM
,
NÃO
SIM
SIM
SIM
SIM
SIM
SIM
NÃO
NÃO
SIM*3
SIM*4
SIM*7
SIM
SIM
SIM*6
SIM
SIM
SIM
,
,
NÃO
SIM
SIM
SIM
SIM
SIM
SIM
NÃO
NÃO
SIM*3
SIM*4
SIM*7
SIM
SIM
SIM*6
SIM
SIM
SIM
,
e_kl577_17.fm Page 43 Friday, June 27, 2008 12:10 PM
Com excepção da DA 35mm f/2.8 Macro Limitada, DA 70mm f/2.4 Limitada, DA 40mm f/2.8 Limitada e DA 21mm f/3.2 AL Limitada, não utilize o pára-sol quando utilizar o flash incorporado. Isto para evitar que o pára-sol obstrua a cobertura do flash.
*1 Ocorre o efeito de vinheta se a distância focal for igual ou inferior a 35mm ou se a distância focal for entre 16mm e 50mm e a distância de disparo for inferior a 1,5 m.
*2 Ocorre o efeito de vinheta se a distância focal for igual ou inferior a 28mm ou se a distância focal for entre 16mm e 50mm e a distância de disparo for inferior a 1,5 m.
*3 Ocorre o efeito de vinheta se a distância focal for igual ou inferior a 20mm ou se a distância focal for de 35mm e a distância de disparo for inferior a 1,5 m.
*4 Ocorre o efeito de vinheta se a distância focal for inferior a 28mm ou se a distância focal for de 28mm e a distância de disparo for igual ou inferior a 1 m.
*5 Ocorre o efeito de vinheta se a distância focal for inferior a 35mm ou se a distância focal for de 35mm e a distância de disparo for igual ou inferior a 1 m.
*6 Ocorre o efeito de vinheta se a distância focal for inferior a 35mm.
*7 Ocorre o efeito de vinheta se a distância focal for inferior a 24mm ou se a distância focal for de 24mm e a distância de disparo for igual ou inferior a 1 m.
e_kl577_17.fm Page 44 Friday, June 27, 2008 12:10 PM
ENCAIXE PARA TRIPÉ
A DA
300mm f/4ED [IF] SDM está equipada com um encaixe para tripé. Para posicionar a máquina na vertical ou na horizontal, desaperte o parafuso de fixação da posição da máquina, rode-a 90° para a direita ou para a esquerda, conforme pretendido, e aperte bem o parafuso de fixação.
O encaixe para tripé é amovível.
Parafuso de fixação da posição da máquina
Encaixe para tripé
• Instale apenas num tripé estável.
• É recomendável utilizar uma velocidade de obturação elevada visto que as objectivas de grandes dimensões podem contribuir para que a máquina oscile.
e_kl577_17.fm Page 45 Friday, June 27, 2008 12:10 PM
Remover o encaixe para tripé
Para remover o encaixe, utilize uma moeda para desapertar o parafuso, rodando-o para a esquerda.
Tenha cuidado para não desapertar demasiado o parafuso senão este pode cair.
Insira uma moeda na ranhura do parafuso e rode para a esquerda.
e_kl577_17.fm Page 46 Friday, June 27, 2008 12:10 PM
ESPECIFICAÇÕES PRINCIPAIS
* Para utilização com qualquer máquina fotográfica SLR digital PENTAX.
* AL = utiliza uma objectiva asférica, ED = objectiva feita com vidro de dispersão extrabaixa,
IF = objectiva com focagem interna, SDM = objectiva com motor supersónico
Objectiva DA 14mm f/2.8ED [IF] DA 21mm f/3.2 AL Limitada
DA 35mm f/2.8 Macro
Limitada
35mm (equivalente a aprox.
53,5mm no formato de 35mm)
Distância focal
14mm (equivalente a aprox.
21,5mm no formato de 35mm)
Elementos em grupos
12-11
Ângulo de visão
Abertura do diafragma
90° f/2.8
Abertura mínima f/22
Tipo de encaixe
Distância mínima de focagem
Encaixe KAF
0,17 m
Ampliação máxima Aprox. 0,19×
Tamanho do filtro 77mm
Pára-sol PH-RBH 77mm
Diâmetro máx. ×
Distância
83,5mm × 69mm
Peso
Estojo maleável
Aprox. 420g
(com pára-sol, aprox. 455g)
S100-120
21mm (equivalente a aprox.
32mm no formato de 35mm)
8-5
68° f/3.2
f/22
Encaixe KAF
0,2 m
Aprox. 0,17×
49mm ou 43mm
MH-RBA 43mm
63mm × 25mm
Aprox. 140g
(com pára-sol, aprox. 155g)
Estojo específico
9-8
44° f/2.8
f/22
Encaixe KAF
0,139 m
Aprox. 1,00×
49mm
Incorporado
63mm × 46,5mm
Aprox. 215g
Estojo maleável DA70
e_kl577_17.fm Page 47 Friday, June 27, 2008 12:10 PM
Objectiva
Distância focal
DA 40mm f/2.8 Limitada
40mm (equivalente a aprox.
61mm no formato de 35mm)
Elementos em grupos
Ângulo de visão
Abertura do diafragma
5-4
39° f/2.8
Abertura mínima f/22
Tipo de encaixe Encaixe KAF
Distância mínima de focagem
0,4 m
Ampliação máxima Aprox. 0,13×
Tamanho do filtro 49mm ou 30,5mm
MH-RC 49mm Pára-sol
Diâmetro máx. ×
Distância
63mm × 15mm
Peso
Estojo maleável
Aprox. 90g
(com pára-sol, aprox. 100g)
Estojo específico
DA 70mm f/2.4 Limitada
70mm (equivalente a aprox.
107mm no formato de 35mm)
DA
200mm f/2.8ED [IF] SDM
200mm (equivalente a aprox.
307mm no formato de 35mm)
6-5
23° f/2.4
f/22
Encaixe KAF
0,7 m
Aprox. 0,12×
49mm
MH-RD 49mm
63mm × 26mm
Aprox. 130g
(com pára-sol, aprox. 150g)
Estojo maleável DA70
9-8
8,1° f/2.8
f/22
Encaixe KAF2
1,2 m
Aprox. 0,20×
77mm
PH-RBK 77mm
83mm × 134mm
Aprox. 825g
(com pára-sol, aprox. 915g)
S120-160
e_kl577_17.fm Page 48 Friday, June 27, 2008 12:10 PM
Objectiva DA
300mm f/4ED [IF] SDM
DA Olho-de-peixe 10-17mm f/3.5-4.5ED [IF]
DA 12-24mm f/4ED AL [IF]
Distância focal
300mm (equivalente a aprox.
460mm no formato de 35mm)
10-17mm (não é possível a conversão para 35mm)
12-24mm (equivalente a aprox. 18,5-37mm no formato de 35mm)
Elementos em grupos
Ângulo de visão
Abertura do diafragma
8-6
5,4° f/4
10-8
180°–100° f/3.5–f/4.5
13-11
99°–61° f/4
Abertura mínima f/32
Tipo de encaixe Encaixe KAF2
Distância mínima de focagem
1,4 m
Ampliação máxima Aprox. 0,24×
Tamanho do filtro 77mm
PH-RBK 77mm Pára-sol
Diâmetro máx. ×
Distância
83mm × 184mm
Peso
Estojo maleável f/22–f/32
Encaixe KAF
0,14 m (aprox. 2,5 cm a partir da frente da objectiva)
0,3 m
Aprox. 0,39×
Não é possível instalar
Incorporado
68mm × 71,5mm
Aprox. 1070g
(com pára-sol, aprox. 1160g)
(com pára-sol + encaixe para tripé, aprox. 1240g)
Aprox. 320g
S120-210 S80-80 f/22
Encaixe KAF
Aprox. 0,12×
77mm
PH-RBI 77mm
84mm × 87,5mm
Aprox. 430g
(com pára-sol, aprox. 457g)
S100-120
e_kl577_17.fm Page 49 Friday, June 27, 2008 12:10 PM
Objectiva
Distância focal
DA 16-45mm f/4ED AL
16-45mm (equivalente a aprox. 24,5-69mm no formato de 35mm)
DA
16-50mm f/2.8ED AL [IF]
SDM
DA 17-70mm f/4 AL [IF] SDM
16-50mm (equivalente a aprox. 24,5-76,5mm no formato de 35mm)
17-70mm (equivalente a aprox. 26-107mm no formato de 35mm)
Elementos em grupos
13-10 15-12 17-12
Ângulo de visão 83°–35° 83°–31,5° 79°
–23°
Abertura do diafragma f/4 f/2.8
f/4
Abertura mínima
Tipo de encaixe
Distância mínima de focagem f/22
Encaixe KAF
0,28 m f/22
Encaixe KAF2
0,3 m f/22
Encaixe KAF3
0,28 m
Ampliação máxima Aprox. 0,26×
Tamanho do filtro
Pára-sol
Diâmetro máx. ×
Distância
Peso
Estojo maleável
67mm
PH-RBL 67mm
72mm × 92mm
Aprox. 365g
(com pára-sol, aprox. 390g)
S90-140
Aprox. 0,21×
77mm
PH-RBJ 77mm
84mm × 98,5mm
Aprox. 565g
(com pára-sol, aprox. 600g)
S100-140
Aprox. 0,31×
67mm
PH-RBM 67mm
75mm × 93,5mm
Aprox. 485g
(com pára-sol, aprox. 515g)
S90-140
e_kl577_17.fm Page 50 Friday, June 27, 2008 12:10 PM
Objectiva
Distância focal
DA 18-55mm f/3.5-5.6 AL
ΙΙ
DA18-55mm f/3.5-5.6 AL
18-55mm (equivalente a aprox. 27,5-84mm no formato de 35mm)
Elementos em grupos
Ângulo de visão
Abertura do diafragma
11-8
76°–29° f/3.5–f/5.6
Abertura mínima f/22–f/38
Tipo de encaixe Encaixe KAF
Distância mínima de focagem
0,25 m
Ampliação máxima Aprox. 0,34×
Tamanho do filtro 52mm
PH-RBA 52mm Pára-sol
Diâmetro máx. ×
Distância
68mm × 67,5mm
Peso
Estojo maleável
Aprox. 220g
(com pára-sol, aprox. 245g)
S80-120
18-55mm (equivalente a aprox. 27,5-84mm no formato de 35mm)
12-9
76°–29° f/3.5–f/5.6
f/22–f/38
Encaixe KAF
0,25 m
Aprox. 0,34×
52mm
PH-RBA 52mm
68mm × 67,5mm
Aprox. 225g
(com pára-sol, aprox. 250g)
S80-120
DA 18-250mm f/3.5-6.3ED AL
[IF]
18-250mm (equivalente a aprox. 27,5-383mm no formato de 35mm)
16-13
76°–6,5° f/3.5–f/6.3
f/22–f/45
Encaixe KAF
0,45 m
Aprox. 0,28×
62mm
PH-RBB 62mm
75mm × 85,5mm
Aprox. 455g
(com pára-sol, aprox. 470g)
S80-120
e_kl577_17.fm Page 51 Friday, June 27, 2008 12:10 PM
Objectiva
Distância focal
DA
50-135mm f/2.8ED [IF]
SDM
50-135mm (equivalente a aprox. 76,5-207mm no formato de 35mm)
Elementos em grupos
Ângulo de visão
Abertura do diafragma
18-14
31,5°–11,9° f/2.8
Abertura mínima f/22
Tipo de encaixe Encaixe KAF2
Distância mínima de focagem
1,0 m
Ampliação máxima Aprox. 0,17×
Tamanho do filtro 67mm
PH-RBK 67mm Pára-sol
Diâmetro máx. ×
Distância
76,5mm × 136mm
Peso
Estojo maleável
Aprox. 685g
(com pára-sol, aprox. 765g)
S90-160
DA 50-200mm f/4-5.6ED
50-200mm (equivalente a aprox. 76,5-306mm no formato de 35mm)
11-10
31,5°–8,1° f/4–f/5.6
f/22–f/32
Encaixe KAF
1,1 m
Aprox. 0,24×
52mm
PH-RBB 52mm
66,5mm × 78,5mm
Aprox. 255g
(com pára-sol, aprox. 285g)
S80-120
DA 55-300mm f/4-5.8ED
55-300mm (equivalente a aprox. 84,5-460mm no formato de 35mm)
12-8
29°–5,4° f/4–f/5.8
f/22–f/32
Encaixe KAF
1,4 m
Aprox. 0,28×
58mm
PH-RBG 58mm
71mm × 111,5mm
Aprox. 440g
(com pára-sol, aprox. 470g)
S80-160
e_kl577_17.fm Page 52 Friday, June 27, 2008 12:10 PM
Notas
e_kl577_17.fm Page 53 Friday, June 27, 2008 12:10 PM
Notas
e_kl577_17.fm Page 54 Friday, June 27, 2008 12:10 PM
HOYA CORPORATION
PENTAX Imaging System Division
PENTAX Europe GmbH
(European Headquarters)
2-36-9,Maeno-cho, Itabashi-ku, Tokyo 174-8639, JAPAN (http://www.pentax.jp)
Julius-Vosseler-Strasse 104, 22527 Hamburg, GERMANY (HQ - http://www.pentaxeurope.com)
(Germany - http://www.pentax.de) Hotline: 0180 5 736829 / 0180 5 PENTAX
Austria Hotline: 0820 820 255 (http://www.pentax.at)
PENTAX U.K. Limited
PENTAX France S.A.S.
PENTAX House, Heron Drive, Langley, Slough, Berks SL3 8PN, U.K. (http://www.pentax.uk)
Hotline: 0870 736 8299
112 Quai de Bezons, B.P. 204, 95106 Argenteuil Cedex, FRANCE (http://www.pentax.fr)
Hotline: 0826 103 163 (0,15
€ la minute) Fax: 01 30 25 75 76
PENTAX Italia S.r.l.
PENTAX (Schweiz) AG
Email: http://www.pentax.fr/_fr/photo/contact.php?photo&contact
Via Dione Cassio 15, 20138 Milano, ITALY (http://www.pentaxitalia.it) Email : [email protected]
Widenholzstrasse 1, 8304 Wallisellen, Postfach 367 8305 Dietlikon, SWITZERLAND
(http://www.pentax.ch)
PENTAX Europe GmbH (Tyskland) Filial Sverige
Box 650, 75127 Uppsala, SWEDEN (http://www.pentax.se)
PENTAX Imaging Company
A Division of PENTAX of America, Inc.
(Headquarters)
600 12th Street, Suite 300 Golden, Colorado 80401, U.S.A.
(PENTAX Service Department)
12000 Zuni Street, Suite 100B Westminster, Colorado 80234, U.S.A.
(http://www.pentaximaging.com)
1770 Argentia Road Mississauga, Ontario L5N 3S7, CANADA (http://www.pentax.ca)
PENTAX Canada Inc.
PENTAX Trading
(SHANGHAI) Limited
23D, Jun Yao International Plaza, 789 Zhaojiabang Road, Xu Hui District, Shanghai, 200032
CHINA (http://www.pentax.com.cn)
Exija Garantia do Representante oficial : Beltr
ã o Coelho, S.A.
A marca CE é uma marca de conformidade com a Directiva da União Europeia.
IO fabricante reserva-se o direito de alterar as especificações e design sem pré-aviso
AP070109/POR
Copyright
HOYA CORPORATION 2008
FOM 01.07.2008 Printed in Europe
डाउनलोड
विज्ञापन